A Melhor Máquina Fotográfica.

Queria partilhar convosco, um segredo, que até nem é bem guardado, mas que muitos insistem em não encarar como uma verdade universal: a melhor máquina fotográfica do mundo é… aquela que cada um de vós tem neste momento consigo, seja ela uma DLSR, uma compacta digital ou apenas um telemóvel que tire fotografias (actualmente, todos tiram)!

A fotografia depende principalmente, e acima de tudo, de quem vê a cena e idealiza a imagem. Quem faz a fotografia é sempre quem está atrás da máquina e nunca a máquina por ela própria, apesar de algumas máquinas digitais compactas de ultima geração quase decidirem por nós como deve ser tirada a foto. Felizmente, nestas, existe quase sempre um modo manual para impedir que, num destes dias, a “inteligência” digital suplante a nossa.

Os aspectos tecnológicos do equipamento deverão ser sempre colocados em segundo plano perante algo bem mais importante: a utilização da nossa criatividade, da nossa capacidade de interpretação do mundo que nos rodeia e de usar da melhor forma, aquilo que temos disponível no momento para tornar real tudo isto na forma de uma fotografia digital.

E vou partilhar agora outro segredo (hoje estou um “mãos largas”): evolui-se e melhora-se na fotografia, fotografando. E fotografando muito. Fotografar sempre que algo em nós desperta, fazendo-nos querer capturar o momento. E para isso é preciso ter connosco, sempre, uma máquina fotográfica. E, maravilha dos tempos que correm, quase todos nós, temos pelo menos uma máquina fotográfica connosco: o nosso telemóvel. Já passaram os tempos em que a qualidade fotográfica dos telemóveis era, no máximo, horrível. Hoje em dia, existem telemóveis que rivalizam, em qualidade de imagem, com muitas compactas de marcas especializadas em fotografia digital.

Estou a sentir uma energia negativa baseada em descrença no outro lado deste monitor. Não acreditam? Deixo aqui no fim desta publicação alguns exemplos de fotografia apenas realizada com telemóveis.

Usemos em nosso proveito, as limitações criativas que existem nos telemóveis e que nos levam a tentar descobrir a melhor fotografia possível, em vez de confiar simplesmente nas potencialidades tecnológicas que uma máquina digital avançada nos poderia oferecer. De facto, ao limitar-nos a uma única forma de capturar o momento, somos forçados a usar todas as nossas capacidades para obter uma imagem verdadeiramente original, única e que expresse o que estamos a olhar e a sentir.

Conclusão: não ter máquina fotográfica não é desculpa para não se fazer fotografia. E, de acordo com os exemplos que dei, conseguem-se excelentes fotos apenas com o telemóvel que sempre nos acompanha para todo o lado.

E lanço-vos o desafio de realizarem um projecto pessoal de fotografia apenas com o telemóvel. Uma foto por dia, ou por semana, ou de acordo com um tema escolhido por vós. Qualquer regra é válida, mas tem de seguir uma condição: obrigarem-se a cumprir o essencial que é fazer fotografia de forma regular, sem falhar e sem desculpas.

Para vossa inspiração, para além dos sites referidos em baixo, podem ver o meu projecto 365: uma foto por dia, todos os dias do ano, tirada com o meu iPhone: http://www.flickr.com/photos/luismacedophoto/

Boas fotos a todos!🙂

http://www.flickr.com/groups/cameraphone/pool/with/6134491493/

http://www.flickr.com/groups/mobilephonephotography/

http://www.iphoneography.com/

http://www.ippawards.com/

http://iphoneasart.com/

http://www.mobilephotogroup.com/

http://www.themobileframe.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s